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A transformação digital serve para você?

A imagem serve para representar a transformação digital: imagem de um dedo tocando a tela de um smartphone e liberando diversos serviços digitais.
Se você sonha em liderar o crescimento da sua empresa então terá de investir na transformação digital

Foi quando os negócios fecharam nos piores momentos da pandemia do Covid-19 e se voltaram ao ambiente online como única forma de vender que muitos de nós ouvimos pela primeira vez sobre transformação digital. A ideia de criar alguma forma de e-commerce, posts nas redes sociais e atendimento pelo WhatsApp deu a impressão de que as empresas prontamente estavam se alinhando ao futuro. Mas não estão. Pelo menos não ainda. A presença na internet significa uma evolução, mas este foi um passo entre vários de uma longa jornada. Digitalização é diferente de transformação digital.

Levantamento da Serasa Experian mostra que sete em cada dez empresas no Brasil fizeram vendas pela web desde o primeiro surto do novo coronavírus. No entanto, conforme outra pesquisa, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e da Fundação Getulio Vargas, só 33% alcançaram estágios avançados de digitalização. Há uma lacuna aí que pode ser interpretada como necessidade de avançar à força, por imposição da pandemia, e não por conta de visão de oportunidade.

Transformação digital, o que é?

Transformação digital significa tornar a companhia mais eficiente com base em uma nova estrutura tecnológica, humana e cultural de forma a acompanhar as disrupções do mercado. O objetivo é tornar a empresa eficiente, inteligente e ágil para enfrentar os desafios que o futuro vai impor a ela.

Vamos a exemplos. O departamento de Recursos Humanos se digitalizou quando contratou softwares para cuidar da operação de holerites, divulgar vagas e realizar tarefas burocráticas. Porém, a gestão de pessoas alcançará a transformação digital quando ela mapear o comportamento, as emoções e a interação entre os colaboradores na forma de dados que servirão para compor times altamente produtivos com autonomia para tomar decisões.

A digitalização de um supermercado passa pela criação de um site onde o consumidor terá acesso aos produtos. A transformação digital do supermercado envolve identificar com a ajuda de algoritmos perfis específicos de pessoas, compará-los com o histórico de compras e oferecer os itens que estão perto de acabar na geladeira do cliente, antes mesmo dele tomar a iniciativa de sair de casa.

Enquanto a digitalização se encontra no nível operacional a transformação digital promove mudanças estratégicas com impactos diretos no modelo de negócio do empreendimento. Conta para isso com as mais diversas ferramentas, da inteligência artificial a mensagens pelo WhatsApp. Mas conta, em primeiro lugar, com uma mudança de mentalidade.

Por onde começar a transformação digital?

Nem todo empreendedor quer a transformação digital porque deseja se manter como um bom pequeno negócio. E está tudo bem nisso, porque o processo dá trabalho, custa tempo e dinheiro. Agora, se você sonha em liderar o crescimento da empresa, torná-la uma marca de sucesso e ganhar mercado então terá de ir além de um site ou vendas no Instagram e precisará investir na transformação digital. Tudo começa por você e pela mudança da sua própria mentalidade.

Que destino você deseja para o seu negócio?

Texto publicado Por Wladimir D’Andrade no jornal Diário da Região em agosto de 2021.

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